Éric Alfred Leslie Satie, mais conhecido como Erik Satie (Honfleur, 17 de Maio de 1866 –Paris, 1 de Julho de 1925) foi um compositor e pianista francês.[1] Relevante no cenário devanguarda parisiense do começo do século XX, foi o precursor de movimentos artísticos comominimalismo, música repetitiva e teatro do absurdo.
Tornou-se cult entre os jovens compositores, que eram atraídos pelos títulos bem-humorados de suas peças, e exerceu grande influência em seus amigos, os notáveis contemporâneos Debussy e Ravel, mudando assim o curso da história da música. Foi ainda inovador por ter criado o ragtime, estilo de pré-jazz, com as estruturas minimalistas que ele propôs.
Lista das Canções de Cabarets presentes na Obra Completa de Satie:
- Un dîner à l'Elysée (1899)
- Le veuf (1899–1900; two versions)
- Petit recueil des fêtes (1903–04)
- Le picador est mort
- Sorcière
- Enfant-martyre
- Air fantôme
- J'avais un ami (1904)
- Les bons mouvements (1904)
- Douceur d'oublier (1904)
- Légende californienne (c.1905; used in La belle excentrique)
- L'omnibus automobile (1905)
- Chez le docteur (1905)
- Allons-y Chochotte (1905)
- Rambouillet (Une réception à Rambouillet) (1907; survives without lyrics)
- Les oiseaux (Il nous prêtent leurs noms) (1907; survives without lyrics)
- Marienbad (Il portait un gilet) (1907; survives without lyrics)
- Psitt! Psitt! (1907)
- La chemise (Dépaquit) (1909; three versions)
Essa talvez seja a música mais célebre de Erik Satie, representando bem o espírito da Belle Époque:
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