mardi 7 juin 2011

Sugestões de receitas francesas fáceis e econômicas - SALGADOS

Consommé de Tomate

 Ingredientes

1 kg de tomates sem pele e sem sementes

2 colheres (sopa) de manteiga

2 colheres (sopa) de suco de limão

2 litros de água
250 gr de creme de leite fresco
1 copo de iogurte natural ou desnatado
4 galhos de hortelã fresca
Estragão, sal e pimenta a gosto
Nozes para salpicar


Modo de Preparo

Passar os tomates no liquidificador com a água. Levar ao fogo com o sal, a pimenta, a manteiga e o estragão. Ferver por 30 min., retirando a espuma que se forma na superfície. Apagar o fogo e colocar o suco de limão, a hortelã em pedacinhos, o creme de leite e o iogurte. Misturar bem e deixar esfriar. Servir este consomê gelado no verão, enfeitado com folhas frescas de hortelã e salpicado com nozes moídas.



La Gratinée (Sopa de Cebolas)

Preparação: 20 minutos

Cozimento: 40 minutos

Ingredientes

250g de queijo tipo gruyère ralado

1 colher (sobremesa) de açúcar

4 colheres (sopa) de manteiga
1 e ½ litro de caldo de carne
12 fatias de pão amanhecido
500 gramas de cebolas


Modo de Preparo




Cortar as cebolas em fatias finas. Aquecer a manteiga e refogar as cebolas em fogo baixo, polvilhar com o açúcar e continuar o cozimento até que fiquem douradas. Despejar o caldo de carne fervente e deixar no fogo por cerca de 15 minutos. Passar manteiga nas fatias de pão e tostá-las. Colocar as fatias no fundo de um prato refratário ou em tigelas de barro individuais (2 fatias para cada tigelinha). Polvilhar generosamente com queijo ralado, molhar com a sopa e deixar dourar no forno bem quente, ou melhor, no grill do fogão. Servir imediatamente como entrada.


Pâté de Poivrons (Patê de Pimentão)

Preparação: 10 minutos

Cozimento: 30 minutos


Ingredientes


2 tomates sem pele nem sementes picados

300 gramas de queijo fresco picado
3 ou 4 pimentões verdes picados
150 gramas de presunto picado
1 lata de creme de leite
50 gramas de manteiga
manteiga para untar
1 cebola picada
2 ovos


Modo de Preparo



Refogar na manteiga a cebola, os pimentões e os tomates. Tampar a panela e deixar cozinhar em fogo baixo por 15 minutos. Bater no liquidificador o refogado junto com o presunto, o creme de leite, queijo e os ovos. Despejar em forma refratária retangular untada e assar em forno médio preaquecido (175ºC) por 15 minutos. Deixar esfriar e usar em sanduíches, entre dois biscoitos ou em canapés, decorando-os com rodelas de tomates ou ovo cozido.

La Ratatouille Niçoise (Mexido de Legumes à Moda de Nice)

Preparação: 30 minutos

Cozimento: 45 minutos


Ingredientes


200 ml de azeite de oliva (de preferência)

250 gramas de berinjelas
200 gramas de pimentão
350 gramas de tomates
200 gramas de abobrinhas
200 gramas de cebolas
2 ou 3 folhas de basilicão
1 raminho de manjerona
3 dentes de alho
pimenta
1 limão
sal


Modo de Preparo


Fritar, na frigideira, no azeite de oliva e separadamente, as berinjelas cortadas em pedacinhos, as abobrinhas descascadas e igualmente cortadas, assim como os pimentões, os tomates sem pele e sem sementes, as cebolas e o alho picado. Colocar as verduras superpostas numa travessa refratária. Polvilhar de sal e pimenta, colocar o basilicão previamente fervido por 1 minuto, a manjerona e um pouco de suco de limão. Cozinhar por mais 15 minutos no forno quente preaquecido (250"C). Este prato pode acompanhar qualquer tipo de assado ou bifes. É muito gostoso, tanto quente como frio.

La Gougère (Rosca de Queijo)


Preparação: 15 minutos

Cozimento: 25 a 30 minutos


Ingredientes


250 gramas de queijo tipo gruyère

125 gramas de manteiga
250 gramas de farinha
25 gramas de manteiga
sal e pimenta
4 ovos


Modo de Preparo


Colocar numa panela um pouco mais de ¼ de litro de água. Juntar 125 gramas de manteiga e uma pitada de sal e pimenta. Deixar ferver. Logo que levantar a fervura, retirar a panela do fogo e rapidamente derramar a farinha peneirada em chuva. Recolocar a panela no fogo e mexer a massa com uma espátula até ressecá-la. Tirar a panela do fogo. Deixar amornar por 5 minutos. Juntar então as gemas de ovos uma por uma, mexendo sempre, 200 gramas de queijo tipo gruyère ralado e as claras batidas em neve. Com a massa, fazer uma coroa numa travessa untada com manteiga (25g). Cortar o resto do gruyère em lâminas e colocar por cima da rosca e cozinhar em forno meio forte preaquecido (230"C) por 25 a 30 minutos. Servir como entrada, junto com um caldo quente ou num chá. Servir a gougère quente.



A gougère tem que ficar macia por dentro.


Beignets Soufflés au Parmesan (Bolinhos Suflês de Queijo)


Preparação: 20 minutos

Cozimento: 3 minutos de fritura por porção de beignets


Ingredientes


1 pitada de páprica (ou pimenta vermelha)

3 a 4 ovos (dependendo do tamanho)
60 gramas de queijo parmesão ralado
125 gramas de farinha
60 gramas de manteiga
noz-moscada ralada
100 ml de leite
óleo para fritar
sal


Modo de Preparo



Colocar numa panela manteiga, sal, noz-moscada ralada, páprica e uma mistura de 100 ml de leite e 100 ml de água. Deixar ferver. Colocar a farinha peneirada mexendo sempre com uma colher de pau. A massa vai engrossar. Continuar a mexer até que a massa se desprenda da panela e tenha o aspecto de uma bola elástica. Tirar do fogo. Colocar os ovos um por um, mexendo sempre. Terminar juntando o queijo ralado. Retirar com uma colher pequenas porções de massa - do tamanho de uma noz e fritar em óleo quente. Servir quente sobre um guardanapo dobrado. Serve como entrada ou para o aperitivo.

3 commentaires:

  1. É sério, é uma delícia, tinha que ter a receita do blue waffles !

    RépondreSupprimer
  2. Acho muito bom comer blue waffles quando está calor, pois, assim consigo recuperar minha alto estima e alivio as dores de todos os males. Amém.

    RépondreSupprimer